domingo, 12 de agosto de 2012

Café da manhã: aprenda a montar o seu de acordo com suas necessidades

cafe da manha


Tomar um bom café da manhã é a chave para passar o dia todo disposta, evitar as compulsões e acelerar a perda de peso. Mas isso não é tudo. É possível montar um cardápio para essa refeição de acordo com as suas necessidades: seja aumentar o piquereforçar as defesas ou até controlar a ansiedade antes de um acontecimento importante.
Não é por acaso que o desjejum é a refeição mais importante do cardápio. É ele que fornece a energia para as atividades que serão desempenhadas pela manhã e que geralmente pedem um esforço mais intenso, físico ou intelectual, do que nos outros momentos do dia.
E a questão vai além: ometabolismo de quem fica 12 horas ou mais sem comer também passa a funcionar em ritmo lento, péssimo negócio para quem quer se livrar das gordurinhas. Isso sem falar na queda do rendimento e no mal-estar que pode aparecer na sequência. "É muito comum que, por conta da hipoglicemia, a pessoa que não come de manhãsinta enjoos, sudorese e tonturas", avisa Raquel Maranhão, nutricionista (RJ).
Mas não adianta comer o que der na telha. O menu do café da manhã pede qualidade. Quem come sem muito critério, enfatizando, por exemplo, os carboidratos simples, tem uma tendência maior a beliscar guloseimas ou a exagerar no almoço, por conta da queda brusca de glicose que esses alimentos proporcionam e que abre o apetite.
Idealmente, a primeira refeição do dia deve conter carboidratos integrais (pães, torradas ou bolachas), que garantem energia e são ricos em fibras; frutas, fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes; e pelo menos uma porção de proteína (clara de ovos, queijos ou iogurte), que ajuda no desenvolvimento e na reparação muscular. Porém, essa regrinha básica também pode ser modificada de acordo com a sua necessidade 
Vanessa Portella, nutricionista funcional (RJ), elaborou algumassugestões de cardápios para ajudar em situações específicas, quando a preocupação é proteger o coração, os ossos ou mesmo osmúsculos. Há também opções de cardápio para baixar a ansiedade, fortalecer a imunidade, aumentar a energia e acelerar ometabolismo. É só escolher o que casa certinho com os seus objetivos e aproveitar!
Bom apetite e um excelente despertar!
*Produção Janaína Cabral / Louças: Preçolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário